Inscrições para o curso Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC – Módulo II

Data de publicação: 7 de fevereiro de 2022. Categoria: Notícias UFC Inclui

A Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui e o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico, por meio do PAAP-Inclusão, propõem, através do curso Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na UFC”: Módulo II – “Público da educação especial na perspectiva inclusiva, uma discussão inicial sobre Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior. Parte-se do princípio de que a Acessibilidade e a Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior não são tão somente um esforço extra das Universidades, mas um direito fundamental, assegurado por leis e normas.

Compreende-se, portanto, a importância institucional da UFC no desenvolvimento de processos formativos permanentes que discutam fundamentos legais, conceituais e apresentem algumas possibilidades didáticas à promoção da cultura inclusiva. Ressalta-se que o docente tem papel fundamental na promoção dessa cultura na Universidade, pois além de atuar promovendo a difusão do conhecimento, em seu contato direto com o discente, favorece também o seu acolhimento, auxiliando no enfrentamento das dificuldades em sala de aula.

Visa-se com essa formação que o educador busque novos significados para sua prática pedagógica a fim de uma atuação com mais autonomia, segurança e confiança na promoção da Acessibilidade e Inclusão, fatores principais a garantia da permanência dos estudantes com deficiência na academia.

Módulo 2 (Carga horária: 15h/a) – Público da educação especial na perspectiva inclusiva no Ensino Superior – definições e estratégias para atuação docente

Aula 1 – Deficiência Intelectual;
Aula 2 – Transtorno do Espectro Autista – TEA;
Aula 3 – Deficiência Visual;
Aula 4 – Surdez;
Aula 5 – Deficiência Física;
Aula 6 – Paralisia Cerebral;

Quando: Terças e quintas-feiras, dias 22, 24, 29 e 31 de março e dias 05 e 07 de abril de 2022.
Horário: 10h -12h ( +1 hora de momento assíncrono)
Público-alvo:  Docentes e Agentes de Acessibilidade da UFC

Inscrições de 07 de fevereiro a 18 de março