Português

Documentos Acessíveis: PowerPoint

5 de julho de 2017

Dando continuidade a discussão sobre documentos acessíveis, agora falaremos sobre o PowerPoint, programa utilizado para criação , edição e apresentação de slides. O programa foi lançado em 1990 e sua última versão é de 2016. Ele permite a utilização de texto, fotos, imagens, sons, vídeos e animações.

Apesar de ser bem visual, os slides podem ser preparados de forma acessível para leitura. Além disso, algumas atitudes podem ser adotadas pelo palestrante ou quem estiver apresentando os slides, tais como: Descrever as imagens, ler o título de cada slide, e, caso tenha vídeo, utilizar a audiodescrição.

O PowerPoint, caracteriza-se por ser altamente visual, no entanto, existem ferramentas e dicas que nos permitem acessibilizar tais apresentações para o público com cegueira ou baixa visão.  Algumas recomendações são comuns a outros programas, como o Word, discutido na matéria passada sobre Documentos Acessíveis.  São elas:

  1. Colocar um texto alternativo (texto Alt) descrevendo brevemente cada imagem ou outro componente visual;
  2. Evitar utilizar imagens ou textos em imagens, como única forma de transmitir determinado conteúdo. E caso tenha de fazê-lo, repetir o texto no “corpo” do documento e para descrever a imagem, utilizar o “texto Alt” supracitado;
  3. Verificar a ordem de leitura do documento. O leitor de tela lê os elementos do slide na ordem em que foram adicionados;
  4. Transmitir informações claras e precisas sobre o destino dos hiperlinks. Por exemplo, em vez de vincular ao texto com as palavras: Clique aqui, inclua o título completo da página de destino;
  5. Submeter todas essas recomendações ao Verificador de Acessibilidade, ferramenta que alerta sobre pontos no documento que podem não estar acessíveis.

Confira como funciona o Verificador de Acessibilidade: É importante usar as regras do Verificador de Acessibilidade para ajudar a garantir que seus documentos, planilhas e apresentações do Office sejam acessíveis.

Porém, o Power Point requer algumas ações específicas por possuir algumas peculiaridades e demandar mais elementos visuais que outros programas. Por esse motivo, é preciso seguir algumas regras. Para conhecer tais regras faça o download do arquivo (Arquivo .docx, tamanho 17 KB)

 

Fonte da pesquisa